Diz que é Natal...

“Jingle bells jingle bells, jingle all the way…” ecoa nas ruas, cada cidade dá o seu melhor para ter uma decoração que não envergonhe os seus habitantes, os centros comerciais trazem um bocado do Pólo Norte ao construir pistas de gelo temporárias e as pessoas estão solidárias, de sorriso nos lábios, amigas do próximo e sempre prontas a ajudar. Pelo menos isso é o que nós queremos acreditar, mas não é bem assim. Há encontrões, empurrões e faltas de respeito e o único espírito natalício que existe é brilhante e está colado nas montras das diferentes lojas do centro comercial mais próximo.

O Natal é a época festiva mais trabalhosa e atarefada do ano para fazer compras e as lojas estão sempre a transbordar de pessoas que decidem fazer tudo à última da hora (quem nunca?), o que nos pode levar a pensar numa outra alternativa de escape ao apocalipse.

ONLINE VS LOJAS FÍSICAS

Se está a ler este artigo é porque tem acesso a um dispositivo com internet, seja ele telemóvel, computador ou tablet, então, porque não fazer as compras online?
Neste momento a maior parte das marcas reconhece a necessidade dos seus consumidores e está atenta à evolução das tecnologias digitais criando experiências online através de descontos, ofertas especiais e happy hours.

Mas quais são as vantagens e desvantagens das compras de Natal online?

Vantagens da compra online:
- A possibilidade de comprar os preços nas diversas lojas, existem diversas plataformas online disponíveis para o fazer, bastante intuitivas;
- Evitar a confusão de ter que sair de casa, arranjar lugar para estacionar e ter que lidar com as lojas a transbordar de pessoas;
- Recebe o produto à porta de sua casa ou fazer a recolha em Pickup Points disponíveis em várias cidades;
- Acesso único a artigos que podem não estar em stock nas lojas;
- Possibilidade de realizar troca ou devolução dos seus produtos sem qualquer custo.

Vantagens da loja física:
- Acesso a saldos especiais que não são comunicados online;
- Possibilidade de sentir o produto antes de o comprar;
- Pode verificar que o produto não está estragado e pronto para embalar;
- Sentir o espírito Natalício com as luzes, músicas e Pais Natal espalhados pelas lojas e centros comerciais.

Desvantagens da compra online:
- Não pode ver ou sentir o produto fisicamente;
- Pode lhe sair mais dispendioso devido aos possíveis portes de envio, mas muitas das vezes, na época natalícia, muitas lojas oferecem este valor;
- O produto pode ficar danificado e com isso resta-lhe pouco tempo para trocas e devoluções;

Desvantagens da loja física:
- Filas enormes e parques de estacionamento lotados;
- Ter que carregar as compras enquanto andamos pelo shopping de loja em loja;
- Não comprar pelo melhor preço visto que não fazemos as comparações das diferentes lojas dos mesmo produto.

Neste momento 59 % da população usa smartphones, 65% computador e 31% tablets* nós já não estamos online, nós vivemos online. A conectividade constante com o mundo na ponta dos nossos dedos, fazem com que as lojas físicas se tornem “expositores” com o aumento de compras online.

A sua empresa vende os produtos online?

Se já vende, há sempre formas de melhorar a performance das suas campanhas, se necessitar, fale connosco e fique a conhecer todas as ferramentas que podem acrescentar valor ao seu negócio e aumentar as suas vendas. Se ainda não vende, está sempre a um pequeno passo de o fazer, a criação de uma loja online, nos dias de hoje, é relativamente fácil e cada vez menos dispendiosa, avalie a sua concorrência e veja o que está a perder, faz todo o sentido chegar a todo o lado, e o mercado online está cada vez mais no sapatinho dos Portugueses.

Boas festas e Feliz ano Novo!

*dados por Consumer Barometer 2016

Autores
Luís Soldado
Luís Soldado
Sílvia Borralho
Sílvia Borralho
Íris Filipa
Íris Filipa
Marco Barata
Marco Barata
Ana Ferreira
Ana Ferreira
Daniel Santos
Daniel Santos
Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
Nico
Nico