Então... e o que é a publicidade?

Para tornar as coisas simples, a publicidade é... a arte de vender. Boa publicidade pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso empresarial. É uma maneira eficiente de informar ao comprador o que está para venda e quais são as características do produto. No mínimo, procura persuadir alguém que está no mercado, por um determinado produto ou serviço, a considerar uma determinada marca.

O negócio da publicidade envolve objectivos de marketing e criatividade artística. Aplica-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa para o processo criativo. É o casamento entre análise e imaginação, entre o profissional de marketing e artista.

Publicidade é arte e ciência, "mundo do espectáculo" e "negócio" num só. E emprega alguns dos mais criativos economistas, pesquisadores, artistas, produtores, escritores e pessoas de negócios.

"Mãe. Pai. Quero trabalhar em publicidade."

Parabéns! Fizeste uma óptima escolha. Explora alguns caminhos possíveis. Em baixo ficam alguns dos departamentos principais que podes encontrar numa agência. Vê o melhor para ti:

New Business Manager

-Faz a estratégia e o pitch* para ganhar novos clientes para a agência.
-Colabora com a equipa da agência para identificar , qualificar e fornecer o contacto inicial com os possíveis novos clientes.
-Usa habilidades estratégicas para ajudar a identificar problemas para questões de marcas específicas, e desenvolver conteúdos esboços de pitchs de negócios.

Prestes a tornar-te...
Director de New Business

Account Executive

-O contacto primário entre os clientes e agência numa base diária.
-Coordena processos, fornece orientação e responde às solicitações, de dentro da agência, bem como às agências parceiras e clientes externos.
-Constrói fortes ligações e estabelece credibilidade para ganhar a confiança dos clientes.

Prestes a tornar-te...
Senior Account Executive, Account Director

Strategic Planner ( Planeador Estratégico)

-Faz a pesquisa e fornece insights sobre a forma de satisfazer os desejos dos consumidores e as suas necessidades.
-Reúne insights de consumidores através de processos quantitativos e qualitativos, tais como focus groups e pesquisas.
-Desenvolve "briefings criativos" com os accounts: um plano de acção em que todos as peças criativas (comerciais, outdoors, etc) são feitas.

Prestes a tornar-te...
Director de Planeamento Estratégico

Art Director / Copywriter

Cria conceitos e obras de arte ou textos que serão usados por todos os meios de comunicação.
Art Director: Cria obras visuais usando tipografia, conceitos visuais, logotipos, ícones, e plataformas interactivas.
Copywriter: Cria um grande leque de conceitos escritos para os vários suportes de comunicação, promoção de vendas e peças suplementares.

Prestes a tornar-te...
Director Criativo

Community Manager

- Exterioriza a "voz" do cliente e recebe o feedback dos consumidores.
- Participa na criação, concepção e apresentação da estratégia de media social e campanhas de marketing integradas.
- Responde aos comentários, quando apropriado, e promove uma comunidade positiva para adicionar valor à experiência do utilizador.

Prestes a tornar-te...
Coordenador/Estratega de Social Media

Interactive Designer

- Cria sites, anúncios on-line, blogs, jogos e aplicativos para o cliente.
- Conecta clientes e marcas através projectos web intuitivos e de alta qualidade experiências interactivas.

Prestes a tornar-te...
Director de Arte interactiva, Director Senior de Arte interactiva, Director de Criação interactiva.

Estes cargos dependem de agência para agência e hoje em dia com as formações, pós graduações, cursos técnicos e workshops, uma pessoa já é polivalente o suficiente para fazer várias funções de cargos diferentes. Por isso se alguém te disser que é copywriter e community manager, juntando o planeamento estratégico, não estranhes. Todas estas valências são necessárias e têm que trabalhar em sinergia dentro duma agência para um plano de comunicação integrado, consoante os objectivos do cliente.

*“Elevator Pitch” ou apenas “Pitch” é uma expressão inglesa que pretende referir-se a uma curta apresentação de vendas. Tão curta e objectiva que pode ser feita durante uma “viagem” de elevador.

Autores
Luís Soldado
Luís Soldado
Sílvia Borralho
Sílvia Borralho
Íris Filipa
Íris Filipa
Marco Barata
Marco Barata
Ana Ferreira
Ana Ferreira
Daniel Santos
Daniel Santos
Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
Nico
Nico