Tv tradicional vs Tv on demand

Quem não se lembra da velhinha televisão, algumas ainda a preto e branco, umas mais pequenas, outras maiores, mas elas estão presentes desde a nossa infância.
Com a evolução constante no mundo da tecnologia, surgiu a necessidade de resolver a questão que nem sempre podemos ver os mesmos programas televisivos à mesma hora, quer por questões profissionais ou mesmo pessoais.

É aqui que entra o poder da internet: a Tv on Demand ou Video on Demand (VoD). Esta solução permite a qualquer utilizador poder ver um filme, programa de Tv, música, série, a qualquer hora do dia, basta para isso ter acesso à internet e ao serviço que disponibilize este tipo de tecnologia.

O Video on Demand funciona da mesma forma que o vídeo normal, mas a forma de armazenamento do mesmo é que é feita de forma diferente. O VoD é repartido por segmentos de imagens (frames) e codificado em pacotes de dados, que são enviados para o utilizador final, e este, com um programa especifico, descodifica e reproduz cada 'frame'. Sendo um processo contínuo de envio de pacotes de dados, o utilizador final consegue visualizar todo o conteúdo, como se tratasse de um vídeo tradicional.

Um dos canais mais conhecidos no mundo com TV on Demand na internet é a Netflix. A Netflix é o maior serviço de televisão por internet do mundo, com mais de 62 milhões de utilizadores, em mais de 50 países, que beneficiam de mais de 100 milhões de horas de programas de TV e filmes por dia, incluindo séries originais, documentários e longas-metragens. Permite a cada um ser o seu próprio criador / produtor de conteúdo, o que gera um potencial publicitário enorme.

A chegada a Portugal do Netflix era esperada com grande expectativa. A estreia em território nacional estava marcada para hoje e foi cumprida. Desde a meia noite, que os portugueses se podem registar e usar este serviço.

Autores
Luís Soldado
Luís Soldado
Sílvia Borralho
Sílvia Borralho
Íris Filipa
Íris Filipa
Marco Barata
Marco Barata
Ana Ferreira
Ana Ferreira
Daniel Santos
Daniel Santos
Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
Nico
Nico