Identidade corporativa: o caminho para o sucesso

Muitas empresas encontram dificuldades no início do seu ciclo de vida, chegando mesmo a falhar, devido à falta de profissionalismo na divulgação da marca.
No artigo abaixo, mostramos a importância de ter um bom logótipo e a forma de como pode se tornar um profissional de sucesso.

LOGÓTIPO do grego, “logos” que significa conceito, significado e “typos” que significa símbolo ou figura. Assim, logótipo significa o símbolo visível de um conceito.

Com um logótipo (conceito e símbolo gráfico) bem conseguido, os potenciais clientes conseguem perceber a forma como o negócio os pode ser útil.
Um bom logo pode construir uma óptima relação com os clientes, ajuda a estabelecer a identidade da marca e proporciona um aspecto profissional de uma empresa de sucesso. Com alguma criatividade, o logótipo pode demonstrar rapidamente muitos atributos positivos da sua empresa.

Para muitos novos empreendedores, a falta inicial de capital faz com que a criação da identidade visual seja adiada, até que cheguem mais clientes. Isto pode atrapalhar o contato com novos clientes em potencial, caso seja entregue um cartão de visita sem logótipo que não reflete, por exemplo, nenhuma característica da marca.

Ignorar a importância do logótipo pode trazer problemas para a empresa como:

“Bipolaridade”
Ao começar um negócio com um logótipo e pouco tempo depois, muda novamente de identidade, acaba por criar confusão na cabeça dos seus clientes. Podem perguntar se os logótipos são de negócios diferentes ou se a empresa mudou de dono. A pressa é inimiga da perfeição, mais vale aguardar para fazer um bom investimento inicial nesse aspecto.

“Parece-me tudo muito amador…”
Se usar materiais que não foram produzidos por profissionais qualificados, poderá perder a sua credibilidade, ao transparecer que não é capaz de cumprir os seus projectos com a qualidade necessária ou que não investe no próprio negócio.

“Alguém não fez o trabalho de casa.”
Se não conhece a verdadeira importância do logótipo ou se tem uma identidade visual desorganizada (por exemplo: o seu cartão de visitas tem um logótipo, mas no site, tem algo completamente diferente), poderá causar uma crise de identidade para o seu próprio negócio. Tente desenvolver uma identidade única desde o início e trabalhe a percepção, a experiência e a imagem da marca com o seu público.

O design de um bom logótipo é algo crucial para o marketing de uma empresa. Como representação gráfica, o logótipo vincula a empresa ao seu seguimento no mercado e ajuda a alcançar o melhor posicionamento, perante a concorrência cada vez mais forte. Quando é capaz de associar uma marca a uma empresa sem ter observado o nome, consegue então perceber o quão importante é um bom logótipo.

 

Simbolo da Nike

                                                                         

                                                                           Exemplo: Símbolo da Nike

 

Para realizar a tradução destes conceitos tão subjetivos, em algo visualmente concreto e facilmente entendido, tudo é pensado cuidadosamente. A combinação das cores, a escolha da fonte, a espessura dos traços, a criação de um ícone: cada detalhe tem um significado implícito. E a combinação de todos esses elementos exige também sensibilidade e bom gosto estético do designer, já que o resultado esperado de tudo isto é um logótipo bonito e atraente.

Um logótipo bem sucedido tem por objectivos:
» reforçar o nome da empresa/produto/serviço no mercado;
» fidelizar clientes;
» conquistar novos clientes;
» criar vínculos emocionais com os clientes.

Já criou o seu? :)

Veja no nosso portfólio os logótipos criados por nós, para diferentes marcas. Crie uma imagem que reflicta o que sente pela marca e a forma como quer que os consumidores a experienciam.

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Autores
Luís Soldado
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Sílvia Borralho
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Íris Filipa
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Marco Barata
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Ana Ferreira
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Daniel Santos
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Ricardo Cardoso
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Nico
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